terça-feira, 9 de maio de 2017

O quanto vale escrever bem ?



É essa época do ano novamente. Não, não "a temporada de férias". Quero dizer, é tempo de férias, mas para os professores não começa a se sentir como o tempo de férias até as notas finais estão dentro e os livros são fechados em outro semestre. Não, para mim, é o tempo de classificação de papel, a época do ano em que me lembro mais e mais da importância de boas habilidades de escrita - e da sua raridade.

A capacidade de escrever bem não é um dom. Claro, o especial algo que distingue um Tolstoi ou Shakespeare ou Salman Rushdie ou Isabel Allende é um dom, um talento nascido de disposição, experiência e compromisso. Mas apenas para ser capaz de comunicar claramente com a palavra escrita não tem nenhum talento especial; É uma habilidade como qualquer outra.

Bem, não exatamente como qualquer outro. Porque as palavras que usamos para escrever com são as mesmas palavras que usamos para pensar, aprender a escrever bem tem ramificações que vão além do meramente técnico. À medida que melhoramos nossa capacidade de escrever, melhoramos nossa capacidade de pensar - construir um argumento, enquadrar questões de maneira convincente, tecer fatos aparentemente não relacionados em um todo coerente.

Comunicação é uma arte, podemos nos tornar especialista em vendas e persuasão se nos especializarmos na comunicação, para isso basta entendermos nosso público e ir adiante, conheci uma pessoa que vendia curso de decoração de festas e eventos e vendia muito bem, porquê sabia a maneira correta de se comunicar com artesãs que precisam trabalhar com aquele tipo de artesanato.

E, apesar da repetição de mão-torcer e peito sobre o "fim da alfabetização" ea "morte da palavra impressa", a realidade é que nós escrevemos mais do que nunca nestes dias. Embora seja uma pessoa rara que se senta com caneta e papel na mão e escreve uma carta para um amigo ou um ente querido, despejamos e-mails no éter em uma taxa surpreendente. Nós mensagem de texto, tweet, mensagem instantânea, blog, comentário, e de outra forma atirar palavras em si em um fluxo quase constante de comunicação. Anotámos retratos de grupo, imagens de gato LOL-ify e tag ... bem, tudo.

No trabalho, escrevemos cartas, propostas, apresentações em PowerPoint, documentos de requisitos de negócio, memorandos, discursos, declarações de missão, documentos de posição, procedimentos operacionais, manuais, folhetos, cópia de pacote, comunicados de imprensa e dezenas de tipos mais especializados de documentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário